Pular para o conteúdo principal

E depois...como fica?

Seis meses do meu retorno "definitivo", volto a este blog. Sem grande novidades, I am afraid...

E como é a vida de uma "ex-expatriada"? Nada interessante, eu diria. Percebo, e não só eu, que a vida parece perder a graça. A rotina tem mais cara de rotina (chata!), a vida cotidiana é sem graça e falta história pra contar. 

Hoje eu deveria ter participado do Global Village da AIESEC GV mas como o trem de São Paulo (mais sobre isso em outro post) resolveu não colaborar, eu sequer estava perto da Paulista até  fim do evento, às 19h. Meu intuito era talvez encontrar outros "retornados" e conversar para entender no que a experiência os ajudou. Sim, sim, eu sei, pessoalmente eu ganhei MUITO e não trocaria essa experiência por nada. Mas, como uma amiga colocou, "Parece que tudo que eu vivi e aprendi deve ser guardado em uma caixinha de lembranças pra eu talvez contar pros meus filhos um dia na vida"

O tal valor agregado te muda a ponto de você deixar de entender o mundo que vive. Antes de voltar em "tempo integral" para São Paulo, eu idealizava a cidade em muitos aspectos. Agora que estou readaptada, fico buscando aquele lugar que ficou perdido em meus pensamentos. Trânsito caótico, transporte público caótico, um nível de violência inacreditável e sem nexo - se ficar em casa fazer arrastão, se sair pra comer também o fazem - me fazem questionar todos os dias onde isso tudo vai parar. 

Eu tento me motivar me ocupando, mas me sinto incompleta. Quanto mais penso, mas acredito que eu não mais pertenço a um só lugar....

Comentários

L. disse…
Oi, Natália! Ai, ai.. tenho tanto medo de ser ex-expatriada. Sempre que volto ao Brasil tenho esse sentimento de "não pertencer"... Dá medo... Beijinhos do Japão, Lu na China.

Postagens mais visitadas deste blog

E os coreanos, como são?

O especial "Naty foi a Seul" está quase no fim, e nesta terceira parte comentarei um pouco dos coreanos (em geral, não só dos rapazes...). Meninas   (Extravagantes...) "As coreanas são bonitas?” Em minha singela opinião, sim! “As coreanas são mais raquiticas do que criancinhas de 9 anos?” Eu SEMPRE ouvi sobre a cultura de se manter extremamente magras, etc e tal. Sinceramente, EU achei a maioria bem normal. Não são “magras brasileiras”, mas também não parecem doentes ou algo assim. Aqui na Malásia eu vi meninas muito mais magras do que elas e que me deram (e ainda dão) muita aflição de se ver. “Coreanas usam toneladas de maquiagem e não se vê uma desarrumada nas ruas?” Elas são sim arrumadíssimas e preocupadas com aparência (e principalmente com o que está na moda). Mas do jeito que eu lia a respeito, achava que seria bem pior. Novamente, nada absurdo, não entendo o drama (depois das roupas “curtas” das chinesinhas por aqui, nada parece me su

Missing

O pior de se morar em outro lugar e deixá-lo é quando bate aquela saudade de situações que nos marcaram. Ultimamente tenho sentido muita falta da Malásia em si. Desde a comida até as viagens, dos amigos e dos momentos de descobertas. E claro, da minha celebração preferida, o Ano Novo Chinês e meus ang pows . E hoje uma amiga postou um artigo bastante interessante sobre o assunto. Fica aqui uma boa descrição de como muitos de nós ( ex-pats ) nos sentimos e tantos outros poderão experimentar algum dia: What Happens When You Live Abroad

Shopping, shopping, shopping!

Como prometido, volto com o segundo post sobre a “CoLéia” (hihihi).   (Myeong-dong, o bairro fashion de Seul) Creio que todos já ouviram falar que a vizinha China é o país do consumo, mesmo com seu capitalismo social, ou seja qual for o novo “apelido” para a peculiar economia chinesa (os dias de faculdade parecem tão distantes!). Mas o que poucos devem saber é a grandeza e importância do consumo nos países “irmãozinhos” de olhinhos puxados, e no caso de Seul (não quero falar Coréia como um todo já que não tive a oportunidade de estar em outras cidades), a influência da moda por todos os lados.   Ah, você assisti a novela das 8 aí no Brasil e durante um tempo observa na rua milhares de menininhas (e não tão “inhas” também) vestidas de “Darlene” (personagem que usava saltos de plástico e roupas fluorescentes e curtas, – sic – que era interpretada pela Débora Secco há alguns anos atrás?). Agora imagine uma modinha qualquer dessas, que toma conta de uma população (quase) inteira? Isso